5 fases de um relacionamento abusivo


Relacionamento | atualizado em: 25/07/2023 09:12:38
5 fases de um relacionamento abusivo

Você sabe reconhecer as fases de um relacionamento abusivo? Se você está em dúvida sobre abuso no seu relacionamento ou se tem alguém próximo que possa estar passando por isso, é essencial aprender a reconhecer cada estágio desse tipo de relacionamento. 

Vale lembrar que um relacionamento abusivo pode acontecer não apenas num relacionamento conjugal, mas também entre amigos, chefe x funcionários ou pais x filhos por exemplo. Porém, para facilitar, vou tratar por aqui um relacionamento abusivo de um homem (o abusador) para com uma mulher. 

1ª Fase do relacionamento abusivo: Idealização

É muito comum que, no início de qualquer relacionamento, tudo pareça mil maravilhas, certo? Isso também é uma característica muito marcante em um relacionamento abusivo. 

Isso acontece porque a pessoa abusiva identifica rapidamente suas necessidades ou sonhos e procura te colocar num “pedestal”. Por consequência, você começa a se afastar das pessoas importantes à sua volta, família, amigos, e se torna dependente dele. 

2ª Fase do relacionamento abusivo: Afastamento

Por falar em se afastar da família, essa é uma fase quase imperceptível do relacionamento abusivo, mas a primeira que deve te fazer ficar alerta. 

Ao idealizar a pessoa abusiva, é normal querer estar apenas com ela e, neste ponto, o manipulador começa a construir um mundo em que só existe vocês dois. 

Portanto, tome cuidado ao se afastar de amigos e família, isso só te torna mais dependente, cega e, infelizmente, vulnerável. 

3ª Fase do relacionamento abusivo: Depreciação

Nessa fase do relacionamento abusivo, começa a fase de desvalorização. Se antes você era completamente perfeita, agora começam a aparecer alguns “detalhes” e críticas que te desvalorizam, de maneira sutil e delicada. Assim, é natural que comecemos a mudar nossa maneira de ser para agradar e corrigir essas “falhas”. 

Porém, não se engane. Pessoas abusivas nunca te acharão perfeita e vão querer te mudar, até que essas críticas se tornem menos sutis. 

Além disso, é nessa fase que o abusador começa a “apagar” todas as características marcantes da sua personalidade e a te tornar, cada vez mais como ele quer, e pior, mais dependente. 

4ª Fase do relacionamento abusivo: Montanha russa

Essa é a fase mais marcante do relacionamento abusivo, pois é quando começam a aparecer as reais brigas e altos e baixos na relação. O seu relacionamento se torna uma montanha russa, que sobe e desce o tempo todo, com momentos muito bons e brigas constantes e inesperadas. 

É aquele famoso vai e vem, em que vocês passam um ou dois meses muito felizes e, de repente, vem as brigas e você já não vale mais nada. Depois disso, o abusador geralmente pede perdão, as coisas voltam ao normal e continua o ciclo vicioso e triste. 

5ª Fase do relacionamento abusivo: Isolamento

Quando o relacionamento chega ao estágio de altos e baixos, é muito provável que amigos e família já desconfiem desse relacionamento. Por esse motivo, a pessoa abusada se isola e deixa de contar aos outros o que acontece. É nesse momento que você perde a sua verdadeira identidade e se torna frágil, manipulável e, para o abusador, já não tem mais o mesmo “brilho” ou a mesma “graça”.

 

Entretanto, lembre-se: pessoas abusivas são extremamente narcisistas, embora com a autoestima muito baixa. Além disso são controladoras e muito egocêntricas, mesmo que não intencionalmente. Por esse motivo, não se permita continuar em um relacionamento assim e ser infeliz. 

Agora que você já conhece as principais fases de um relacionamento abusivo, confira também como identificar e se livrar de um relacionamento abusivo. Compartilhe também esse artigo com amigos ou alguém que você conheça que possa estar passando por isso. Vejo você lá e até breve!



None