Como Ganhar Dinheiro Com Artesanato


Empreendedorismo | atualizado em: 19/07/2023 17:40:01
Como Ganhar Dinheiro Com Artesanato

Já pensou em ganhar dinheiro em casa, fazendo o que gosta? Se você gosta de artesanato e leva jeito com os detalhes, essas dicas e ideias vão te ajudar muito.

O artesanato tem sido uma boa fonte de renda para quem escolhe vender seus trabalhos, tanto como uma renda extra quanto como renda principal. Afinal, tem sido uma grande tendência no mercado a procura por coisas cada vez mais personalizadas. 

Neste contexto, tudo o que é feito com as próprias mãos recebe maior valor agregado e percebido. Mas você sabia que a maior dificuldade das mãos talentosas é justamente vender seus produtos? 

Isso acontece porque pode parecer difícil se planejar da maneira certa, para não desperdiçar tempo ou trabalho e ainda ter lucros legais.

Por esse motivo, separei aqui para você várias dicas separadas em 4 principais aspectos, pensando nos 4 P’s do Marketing: Produto, Preço, Promoção e Praça (Distribuição).

 

Produto

Quando falamos do produto em si, a primeira coisa a lembrar é de sempre buscar produzir itens que já tenham procura no mercado. Em outras palavras, faça aquilo que o público já está interessado. Assim, vender vai ser muito mais simples e vai exigir menos esforços seus. 

Claro, também é muito importante ter afinidade com o produto. Afinal, artesanato está diretamente ligado ao carinho que se coloca em cada peça e aos detalhes com capricho, então você precisa gostar do que está fazendo, mas não se esqueça de conferir se as pessoas já são interessadas nisso.

 

Preço

Esse fator é muito importante para começar a ganhar dinheiro com artesanato. Pois nada adianta vender seu trabalho se você não tiver lucro suficiente com isso, certo?

Então, para definir o preço de tudo o que você fizer para vender é importante levar em conta os seguintes itens:

  • Material utilizado: coloque na ponta do lápis até mesmo a cola quente, a linha e coisas menores que tenha usado
  • Tempo de trabalho: artesanato demanda tempo e o seu tempo vale dinheiro, sim! 
  • Preço dos Concorrentes: dê uma olhada em sites e lojas que vendem a mesma coisa que você, para não sair muito da média de preço que encontrar. Compare pelo menos 5 concorrentes.

 

Promoção

Igualmente importante ao produto escolhido e ao preço, a promoção é o mesmo que mostrar seu produto às pessoas. Afinal, não adianta nada fazer algo que as pessoas querem, num preço bem legal, se ninguém souber, não é mesmo?

Então, para divulgar seus produtos é importante estar por dentro de todos os meios possíveis. Entre os mais utilizados e eficientes estão:

Facebook: Você pode criar uma Fan Page ou usar seu perfil, entrar em diversos grupos em que seus clientes possam estar (como grupos de mães e mulheres empreendedoras) ou até vender no Market Place por exemplo.

Instagram: Ótimo para publicar as melhores fotos de seus trabalhos e conhecer outras inspirações também.

Pinterest: Você pode publicar as fotos de seus trabalhos, passo a passos e muito mais. É um dos melhores lugares para encontrar seu público e saber se gostam do seu trabalho.

 

Praça/Distribuição

Quando o assunto é distribuição, entendo que abrir uma loja, seja online ou fisicamente pode ser bem difícil à princípio. Por isso, uma ótima dica é ficar ligada se a sua cidade tem feiras de artesanato.

Geralmente, a maioria das cidades tem feiras assim uma vez por semana, em que você pode se inscrever para levar seu trabalho e ainda encontrar muitas outras profissionais como você. 

 

E aí, gostou dessas dicas? Espero que sim! 

Foi um grande prazer estar com você até aqui e, agora que você já sabe como ganhar dinheiro com artesanato, comece o quanto antes. Afinal, como tudo depende do primeiro passo, o mais importante é ter coragem e acreditar no seu trabalho. 

Desejo todo o sucesso do mundo a você!

 



None