5 Tipos de Empreendedorismo Mais Comuns


Empreendedorismo | atualizado em: 14/05/2025 18:28:56
5 Tipos de Empreendedorismo Mais Comuns

Você sabia que existem tipos de empreendedorismo de acordo com o seu objetivo e formato de empreender? Apesar de não ser muito comum ouvirmos essa categorização o tempo todo, vem comigo aprender mais sobre o empreendedorismo. Assim, espero te ajudar com novas ideias e oportunidades por aí.

Mas antes, o que é empreendedorismo?

Empreendedorismo, segundo o SEBRAE, é “o processo de criar algo novo e valioso, dedicando tempo e esforço, assumindo os possíveis riscos financeiros, psicológicos e sociais e conquistando as consequentes recompensas econômicas e pessoais”.
Em outras palavras, empreender é criar um novo negócio com base em uma boa ideia, assumindo possíveis riscos mais também grandes recompensas ao longo do caminho. É uma jornada, que pode levar a um incrível sucesso, mas que também pode ser difícil. 

Com base nisso, existem várias formas de empreender e são essas formas que definem o tipo de empreendedorismo em questão. 

Neste aspecto, é muito comum nos prendermos a apenas um ou dois tipos de empreendedorismo, como o empreendedorismo feminino ou o empreendedorismo digital, por serem os mais comentados ultimamente. 

Por esse motivo, conhecer outros tipos de empreendedorismo pode te dar novas ideias, expandir seus horizontes e, consequentemente, suas oportunidades. 

Sem mais delongas, vamos aos 5 tipos de empreendedorismo mais comuns

1. Empreendedorismo Digital

5 Tipos de Empreendedorismo Mais Comum

Esse é o mais comentado atualmente, com todas as novas formas de vendas e marketing online, porque engloba lojas virtuais, redes sociais e tudo o que possa gerar uma venda no ambiente digital. 

Aqui, vale lembrar que criar conteúdo digital - os famosos influencers - também é uma forma de empreendedorismo, mas o produto no caso é a sua própria imagem ou serviço. 

2. Empreendedorismo Feminino

Esse tipo de empreendedorismo envolve todo projeto idealizado e desenvolvido por mulheres, no intuito de que estas também ocupem lugares igualitários e significativos no mercado. 

Muitas mulheres, especialmente após a maternidade, optam por empreender para ter mais flexibilidade ao longo dos dias ou até mesmo para fazer uma renda extra naquilo que amam. 

3. Empreendedorismo Social

5 Tipos de Empreendedorismo Mais Comum

Nem sempre o empreendedorismo visa apenas o lucro financeiro e este é justamente o caso do empreendedorismo social. O objetivo, neste caso, é defender uma ideia, um ideal, ou buscar uma solução para um ganho comunitário. É muito comum vermos este tipo de empreendedorismo em ONG’s e igrejas por exemplo. 

4. Empreendedorismo Verde

Quando o objetivo é proteger o meio ambiente e a sustentabilidade, esse é o tipo de empreendedorismo que vem à tona. Através de projetos e esforços para garantir não prejudicar o meio ambiente, geralmente empreendedores não visam o lucro, mas é possível também obter lucro através de iniciativas sustentáveis.

5. Empreendedorismo Individual

5 Tipos de Empreendedorismo Mais Comuns

É muito comum que empreendedores comecem um novo negócio totalmente sozinhos, mas nem sempre é assim. Até porque sempre podemos encontrar parceiros para nos apoiar. 

Porém, no caso do empreendedorismo individual, não há parceiros ou demais envolvidos no desenvolvimento do negócio. 

Em muitos casos, essa é a opção escolhida por muitos empreendedores, começando sozinhos como MEI’s - Microempreendedores Individuais - por exemplo. 

 

Para finalizar…

Espero que tenha gostado de conhecer outros tipos de empreendedorismo e, talvez, encontrar novas oportunidades daqui em diante. Mas acima disso, gostaria de te lembrar que empreender se baseia em seguir aquilo que te dá senso de propósito. Então, claro que sempre buscamos o lucro, mas acima disso, busque seu propósito, okay?

Compartilhe esse artigo com amigos que precisam aprender sobre isso e deixe seu comentário.

 



None