3 Sinais de Que Você Tem Sido um Cristão Morno
Fé e Espiritualidade | atualizado em: 20/05/2025 15:02:21

Cristão morno é um termo que ouvimos bastante nesse meio, mas o que isso realmente quer dizer? E como saber se você tem sido um cristão morno?
Quero te ajudar a descobrir se este tem sido o seu caso com alguns sinais fáceis de identificar. Mas antes vamos entender melhor o que é ser um cristão morno.
A Bíblia sagrada apresenta este termo em Apocalipse 3, em uma carta do Senhor à igreja de Laodicéia:
“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.” (Apocalipse 3:15-17 NVI)
Neste livro, o Senhor dá ao Apóstolo João uma visão de coisas futuras, incluindo a volta de Cristo. É isso que nos faz entender o quanto é importante e urgente nos voltarmos à Deus. Neste episódio, Jesus entrega a João 7 cartas às 7 igrejas de Cristo, que podem ser compreendidas como 7 tipos de cristão, e a igreja de Laodicéia é que recebe a advertência sobre serem cristãos mornos.
Em outras palavras, um cristão morno é o mesmo que um cristão medíocre, que não dá o seu melhor mas ainda diz que é cristão e que serve a Deus. Por isso, o Senhor preferiria que fôssemos quentes (esforçados, servos, buscando mais intimidade com Deus) ou frios (não cristãos). Até porque ficar em cima do muro não nos levaria a lugar algum, certo?
É por isso que é tão importante reconhecer se você tem sido um cristão morno na fé e como resolver isso, como se tornar um cristão “quente”.
Agora que você já entendeu o que é ser um cristão morno, ou medíocre, vamos aos sinais para te ajudar a reconhecer isso mais facilmente.
1. Você busca a Deus apenas aos Domingos ou dias de culto
Se os seus horários de oração e adoração são apenas nos momentos de culto ou comunhão na sua igreja, então eu sinto muito, mas você pode estar sendo um cristão morno.
Essa conduta revela uma falta de paixão e necessidade de estar próximo a Cristo, além de uma falta de zelo com a Sua obra, o que costumam ser atitudes de um cristão medíocre.
Então como resolver isso?
Buscando a Deus todos os dias também em sua casa, fazendo seu devocional, lendo a Bíblia, louvando e orando no seu dia-a-dia. Sei que falar é muito mais fácil do que agir, mas construir esse hábito pode te ajudar a sair da mornidão e da falta de amor pela obra do Senhor.
2. Você conhece a Bíblia apenas superficialmente
Okay, eu sei que são 66 livros e muita coisa pra aprender, além do fato de que a cada leitura você pode descobrir algo novo. Porém, cada versículo apresenta muito mais do que apenas as palavras dizem. É preciso mergulhar para conhecer o contexto de cada um, o motivo para cada orientação, a aplicação na sua vida para cada detalhe lido.
É muito tentador lermos apenas para marcarmos um checklist e dizermos que já lemos a Bíblia toda, mas de nada adianta se você não mergulhar em cada parte do que lê.
Por isso, que tal ler com mais afinco daqui para a frente? Busque ajuda, comentários e estudos para entender melhor o que o Senhor quer dizer com cada trecho e você vai ver que ficará muito mais fácil sair da mornidão espiritual. Afinal, cristãos medíocres geralmente têm certa preguiça ou medo de ir a fundo nos textos, mas esse não deve ser o seu caso.
3. Você não se relaciona com seus irmãos na fé
Se você não gosta muito de comunhão, de estar com outras pessoas e se relacionar, também pode ser um sinal de que você tem sido um cristão morno.
Boa parte do evangelho é passado e aprendido através de relacionamentos intencionais, profundos e verdadeiros. A própria igreja primitiva em Atos estava sempre junta, se relacionando, sentando-se à mesa juntos, dividindo o alimento e tudo o que tinham, confiando uns nos outros.
Caso isso seja novo pra você, esse é o verdadeiro significado de uma igreja, é ser uma comunidade mesmo que a única afinidade entre os membros seja Cristo. Em outras palavras, uma igreja é um corpo onde cada membro tem uma função e, se você diz fazer parte desse corpo, mas não cumpre a sua função como membro, esse corpo deixa de funcionar corretamente.
Talvez você encontre pessoas com opiniões completamente diferentes ou estilos de vida bem opostos ao seu, mas dê uma chance para criar bons relacionamentos e aprender com cada pessoa.
E então, você tem sido um cristão morno?
Encontrou algum desses sinais da sua vida? Se a sua resposta for “sim”, não se preocupe porque sempre há uma segunda chance para mudar isso.
Espero que este texto tenha te ajudado a enxergar como o evangelho tem impactado a sua vida e que você continue se tornando um cristão cada vez mais parecido com Jesus.
Muito obrigada pela atenção e até a próxima!