Como Utilizar os Hábitos Em Seu Favor
Estilo de Vida | atualizado em: 28/08/2023 19:10:23

Já pensou em como deixar seus hábitos te ajudarem a evoluir como ser humano? Gosto deste tema, gosto de buscar por novos hábitos, que me levem a ter um pouco mais de conhecimento ou a dar um mísero passo para frente em direção a uma vida com mais significado.
Quero aqui falar um pouco sobre como fazer com que as recompensas de seus hábitos te levem a ter uma vida muito mais cheia de aprendizado.
Como nosso corpo reage aos hábitos
Para nosso corpo, hábitos são coisas que quando são feitas saem da forma mais eficiente possível. Nosso corpo quer cada vez mais economizar energia, para que ele sempre gaste com coisas realmente necessárias para ele.
Sendo assim, todos os dias ele pega as coisas repetitivas que fazemos e grava isso em nós. De forma que cada vez que repetimos aquilo, temos um gasto ainda menor de energia.
Portanto, toda vez que você começa algo novo, seu corpo vai consumir muita energia. Ele vai fazer da forma menos eficiente possível, até chegar no dia em que de tanto repetir, seus corpo já não gasta mais quase nada de energia com aquilo.
Pra que servem os hábitos?
Eu enquanto crescia, achava que os hábitos não eram algo tão importante. Até chegar a um momento que por uma simples frase, comecei a reconhecer o poder que um hábito tinha sobre nossa vida.
“A repetição é mãe da perfeição”
Essa frase me fez pensar no que eu mais repetia todos os dias. Até chegar na simples conclusão que não tinha nada de fundamental que me fizesse crescer.
Mas cuidado, não digo que a perfeição é algo alcançável (o conceito de perfeição é muito mais profundo do que fazer simplesmente da maneira que achamos a melhor possível). Mas posso dizer com toda a certeza que o hábito que temos no dia dia, seja de batucar as mãos quando escutamos uma música ou de escutar bons podcasts educativos.
O que mais repetimos todos os dias, nisso ficaremos cada vez mais “perfeitos”.
Como extraímos o máximo potencial dos hábitos
Bom, depois de eu ter te explicado alguns pontos dos hábitos, fiz você pensar pelo menos em alguns hábitos que não te levam a nada muito produtivo.
Gostaria de te fazer pensar um pouco sobre o que pode melhorar para que você não seja somente mais um neste mundo.
As pessoas levam a vida de duas maneiras:
- Há aqueles que levam a vida como se estivessem sentadas no banco de passageiro de um táxi. Pensam “vou deixar minha vida assim que está tudo bem e eu estou seguro”. Não param para pensar que quase tudo à sua volta está fora do seu controle. E as únicas coisas que elas tem controle (elas mesmas), isso elas ainda deixam as coisas acontecerem por acaso;
- Há aqueles que apesar de saber o que precisam fazer, não fazem nada por medo de algo dar errado. Não tenho muito o que falar a essas pessoas, pois ter o conhecimento e não utilizá-lo é uma escolha que todos nós temos o direito de fazer.
Onde você acha que se encaixa?
Poderia dizer que é alguém com bons hábitos ou alguém que assim como eu, tem vários e vários hábitos que quer aprender a mudar?
Lembre-se, busque os hábitos que te levam a seu objetivo, ou seja, pode ser que os melhores hábitos para você não sejam o mesmo para seu amigo.
Portanto, que sigamos a vida buscando mais conhecimento e hábitos que nos levem a ser melhor hoje do que fomos ontem.