5 Maneiras Inteligentes de Economizar em Casa
Estilo de Vida | atualizado em: 29/01/2025 16:14:38

Neste post você vai ver 5 maneiras simples e inteligentes de economizar em casa, além de algumas dicas para te ajudar a aplicar cada um desses métodos sem sofrimento.
Seja poupando para um objetivo futuro ou para um maior conforto, economizar é uma das maiores dificuldades de qualquer família que vive sem muitas sobras financeiras (se é que você me entende).
Mas existem alguns hábitos que você pode adotar no seu dia a dia e dentro de sua casa que podem te ajudar a economizar mais e melhor.
Afinal, você já sentiu que seu dinheiro não rende no final do mês?
Ou já teve aquela sensação de que quanto mais dinheiro entra, mais dinheiro sai?
Se você já passou por isso então esse post definitivamente é pra você.
Mas antes, você sabe MESMO o que é economizar?
Economizar é diminuir seus gastos ao longo do mês para poupar ou para melhor distribuir ao longo de suas necessidades. Você pode economizar para inúmeras razões, como:
- Pagar dívidas altas;
- Melhorar sua qualidade de vida;
- Guardar dinheiro para um grande investimento futuro, como comprar uma casa ou carro;
- Fazer o dinheiro render mais ou longo do mês.
Além disso, economizar não é deixar de fazer tudo o que você gosta ou abrir mão de todo tipo de regalias, okay? Economizar de forma inteligente é fazer isso sem trazer um grande impacto negativo no seu dia a dia. E isso pode ser feito com algumas ações simples como essas 5 maneiras inteligentes de economizar em casa que eu separei pra você.
Então, vamos lá?
1. Evite ir ao mercado muitas vezes ao mês
Essa é a primeira maneira inteligente de economizar em casa porque é bem simples: quanto mais saidinhas rápidas ao mercado, mais você gasta sem perceber.
A melhor opção é reservar um ou dois dias ao mês para ir ao mercado e comprar tudo o que vai precisar ao longo do mês, em especial o que não é perecível.
Assim você gasta de uma vez um valor só e evita ficar comprando itens a mais que não precisa, além de economizar em promoções ao comprar em maior quantidade.
E aqui vai uma super dica: entre os dias 25 e 30 do mês os preços costumam ser melhores.
2. Esqueça os descartáveis
Eu sei que a facilidade em usar materiais descartáveis é bem atraente. Afinal, quem quer ficar lavando louça toda hora?
Mas esse pode ser um gasto completamente desnecessário no em sua casa, além de gerar muito mais lixo que mais tarde será descartado na natureza provavelmente.
Além disso, boa parte dos materiais descartáveis são feitos de plástico e o meio ambiente agradece quando você reduz o consumo e o descarte desse material que leva centenas de anos para se decompor na natureza.
Ah! Isso inclui as sacolinhas de mercado, viu? Que tal optar por sacolas reutilizáveis?
3. Prefira cozinhar em casa
É claro que pedir a comida num delivery é muito mais atraente e prático, mas eu te garanto que não é mais barato.
Pode parecer simples, mas você pode economizar de 30% a 40% em sua comida simplesmente escolhendo cozinhar ao invés de pedir pronto. Isso serve tanto para as marmitas do dia a dia quanto para pratos mais elaborados aos finais de semana.
Além de ser uma maneira inteligente de economizar em casa, você também pode aproveitar o tempo de preparo em família ou casal.
4. Nem todas as assinaturas são necessárias
Parece pouco, mas quando você paga mensalmente por Amazon Prime, Netflix, Disney+, Max, Paramount, AppleTV, Spotify e companhia, você gasta mais do que imagina.
Como dizem por aí, de grão em grão…
Então que tal diminuir um pouco as assinaturas não essenciais? Uma ótima opção é fazer uma espécie de revezamento, mantendo 2 assinaturas por mês apenas e ir trocando de tempos em tempos. Você pode se organizar de acordo com os lançamentos mais interessantes ou com o seu gosto pessoal.
5. Diga NÃO às compras por impulso
Compras por impulso são aquelas compras que você faz sem pensar muito. Sabe quando você está passeando pelas vitrines do Shopping ou olhando o feed do Instagram e acaba comprando um sapato novo que você na verdade nem precisava tanto assim?
Esse é o tipo de compra que você pode evitar.
As compras por impulso são as maiores responsáveis pelo endividamento no cartão de crédito e as primeiras e fazer seu dinheiro sumir no final do mês.
Então antes de decidir se compra ou não, se pergunte se você realmente precisa deste produto e como ele vai te beneficiar. Assim você conseguirá economizar mais em casa de maneira inteligente e simples.
Agora vamos aplicar!
E aí, gostou de conhecer essas 5 maneiras inteligentes de economizar? Espero que sim!
Muito obrigada pela atenção até aqui e não se esqueça de compartilhar essas dicas com aquele amigo que precisa aprender a economizar