7 Dicas Para Comprar na Black Friday


Estilo de Vida | atualizado em: 21/09/2023 11:18:57
7 Dicas Para Comprar na Black Friday

Em tempos de Black Friday chegando, é mais que importante tomar cuidado para não cair em pegadinhas, não é mesmo? Por isso separei essas 7 dicas de ouro para te ajudar a comprar na Black Friday. 

Quando não conhecemos as táticas de marketing e as melhores práticas para participar desse tipo de ação, é muito comum acabarmos fazendo maus negócios e gastando mais do que deveríamos. 

Quem nunca comprou por impulso e se arrependeu depois, que atire a primeira pedra!

Mas antes de te apresentar essas 7 dicas importantes, vale lembrar como surgiu a Black Friday.

Como surgiu a Black Friday

Segundo a Revista Remessa Online, a Black Friday teve origem nos Estados Unidos e ainda acontece sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças (ou seja, a última sexta-feira de Novembro). Embora não seja um feriado oficial, muitas pessoas estão de folga do trabalho e, para aproveitar a ocasião, as lojas abaixam o preço dos produtos para aumentar o faturamento. Além disso, a data também dá início à temporada de compras para o Natal.

Já no Brasil, essa data foi implementada com mais força depois de 2010, quando apareceu com o foco de vendas principalmente online. 

Porém, no Brasil, as datas promocionais da Black Friday já são expandidas à quarta-feira seguinte à última sexta-feira de Novembro e, em alguns casos, até ao mês de Novembro inteiro. O objetivo é impulsionar as vendas antes do Natal e limpar os estoques para a nova temporada. 

7 Dicas de Ouro para Comprar na Black Friday

1. Faça sua lista de desejos com antecedência

Todo mundo sabe do que precisa e o que gostaria de comprar, não é mesmo? Então prepare sua lista com antecedência para não cair em nenhuma armadilha de emoção na Black Friday e sair comprando demais. 

Uma dica importante é colocar ordem de prioridade na lista, com os itens necessários primeiros e os mais desejados em seguida. Comece por aqui e já será uma grande ajuda inicial. 

2. Use comparadores e histórico de preços

Depois de escolher os principais itens para comprar na Black Friday, faça bom uso de comparadores e verifique o histórico dos preços com calma. Isso é porque talvez na Black Friday não seja o melhor momento para comprar o que deseja, por exemplo, ou talvez seja de fato o momento ideal. 

O portal Zoom é uma ótima alternativa para acompanhar os preços de determinado produto. Além disso, há também o próprio Google Shopping que tem adicionado algumas funcionalidades de comparação cada vez melhores. 

3. Tenha cuidado com lojas muito novas ou desconhecidas

É muito comum surgirem muitas lojas novas em período de Black Friday com super descontos fora do comum apenas para crescer o e-commerce rapidamente. Por isso, tome cuidado com lojas muito novas das quais nunca ouviu falar ou desconhecidas no mercado. 

Faça uma pesquisa no site Reclame Aqui sobre a loja e procure os perfis nas redes sociais. Atitudes como essa vão te ajudar muito a evitar cair em fraudes e armadilhas por aí. 

4. Confira as políticas de cancelamento antes de comprar

Sempre confira esses detalhes de cancelamento de compra antes de realizar qualquer compra online ou que precise de entrega. 

Isso é importante porque nos últimos anos têm crescido o número de fraudes e empresas que anunciam, vendem produtos, não entregam e somem com nosso dinheiro. 

Por tanto, tome cuidado e leia todas as entrelinhas para evitar dores de cabeça se precisar cancelar o seu pedido.

5. Olhe para o preço e não para o desconto

Quem nunca surtou quando viu a frase “70% DE DESCONTO” que atire a primeira pedra! A emoção vai lá no alto e parece que essa é a última oportunidade de garantir o produto que tanto quer, não é mesmo? Ainda mais em tempos de Black Friday!

Mas tome cuidado com os valores que vê como desconto. Procure olhar para o preço real do produto e não para o comparativo de preço anterior vs preço atual.

Assim, você evita as compras por impulso e não gasta mais do que deveria. 

6. Defina um limite de gastos antes de ir às compras

Assim como definir os produtos que gostaria de comprar, ter em mente um limite de gastos é muito importante ao ir às compras na Black Friday. 

Isso porque se não tivermos um limite, nossa tendência é fazer contas exageradas e longas achando que pode ser tranquilo pagar depois, ou até mesmo gastar mais do que temos na conta.
Então defina seu limite de gastos e esteja firme à ele em todo momento. Não ultrapasse o limite que você colocou e tudo dará mais certo.

7. Tenha cuidado ao inserir dados online

Com a quantidade de websites nos pedindo informações, acabamos nos acostumando a inserir os dados em qualquer lugar para conseguir o que queremos. Mas todo cuidado é pouco quando o assunto é a sua segurança, principalmente ao comprar na Black Friday ou qualquer outra promoção. 

Então verifique qual a política de uso de dados do website antes de inserir seus próprios dados. Faça isso principalmente quando for inserir informações únicas como CPF, Cartão de Crédito e número de telefone, por exemplo. Assim, você correrá menos risco de fraudes e estelionatos. 

Para finalizar

Espero que tenha gostado dessas dicas para comprar na Black Friday e que esses detalhes te ajudem a evitar desgastes desnecessários por aí. 

Compartilhe esse artigo com seus amigos que podem precisar dessas dicas especiais.
Obrigada pela atenção e até mais!



None