O Preço da Excelência


Estilo de Vida | atualizado em: 18/08/2023 11:44:54
O Preço da Excelência

Bom, acho que esse artigo é algo bem difícil de se conversar, não por ter complexidade no assunto, mas por simplesmente se tratar de algo que sabemos, porém não fazemos. 

Se você é uma pessoa que sempre busca melhorar e entender mais sobre como pode ser uma pessoa melhor. Te digo que este artigo não é para você. Pois teremos aqui informações que você já sabe.

Agora se por algum motivo, seja o anteriormente citado ou qualquer outro, ainda continua aqui, vem comigo que vou te mostrar o preço da excelência.

A Prioridade

Quais são suas prioridades?

Quanto mais você coloca coisas na sua vida, pior ficam suas prioridades. É como se você quisesse aprender a navegar discutindo com alguém, que nem sabe quem é você, em uma rede social qualquer.

Suas prioridades movem sua vida, agora volto a perguntar. Quais são suas prioridades?

A Disciplina

Engraçado, escuto todos os dias as pessoas falando que querem ser melhor em algo ou querem aprender algo. As mesmas pessoas que não entendem nem o significado de disciplina. A resiliência de se manter estável todos os dias monotonamente fazendo a mesma coisa para chegar a “perfeição”. 

Depois de um tempo, quando você descobre que a evolução é mais lenta conforme passam os dias. É a disciplina que te faz ficar lá e levantar todos os dias para fazer mais uma vez aquilo que sua motivação já se esqueceu.

O Tempo

As pessoas acham que não possuem algo, não conseguem ou não tem tempo. Mentira, seu cérebro tenta economizar energia, então sempre tenta te deixar em situações semelhantes a experiências que você já passou.

Seu próprio corpo é contra o tempo, ele se esquece que envelhece, sempre tenta te levar por caminhos “pequenos”, como se tivessem atalhos para chegar onde você quer.

Entenda, se você não dispor de tempo da sua vida naquilo ou para aquilo que você quer, você não vai chegar onde quer. E ainda tem algo pior, ser “mais ou menos”.

A Mornidão

Aquele “mais ou menos” que falei acima, se trata de pessoas que são mornas onde estão, não são quentes nem frias. Diz a bíblia que o Senhor vomitara sobre os mornos.

Uma vez vi em uma palestra de Mario ele disse uma frase que fala todos os dias comigo “Faça teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda” (vídeo aqui https://youtu.be/8ty5VmGoY1Y) .

Esqueça as desculpas de não ter o que é “necessário” para alcançar o que é desejado. “Faça teu melhor, dentro da condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda”.

O Sacrifício

Até quando acha que vai conseguir chegar onde quer sem sacrifício? Você pode procurar as histórias dos maiores pensadores ou pessoas mais ricas ou pessoas mais importantes. Nenhuma delas chegaram onde estão de graça, sem sacrifício. 

Lembre-se que nada no mundo, com exceção do amor de Cristo, vem de graça. Nenhum dos caminhos pequenos ou atalhos te levaram a algo bom ou a um lugar muito longe.

Sem sacrifício, sem esforço, sem lutas ou sem erros, não podemos aprender nada. Nenhum dos melhores chegou onde estão sentados no sofá vendo um vídeo qualquer.

A Realidade

Temos aqui como último tópico a realidade. Você não leu nenhuma fórmula mágica nem um conceito pré determinado de como vai chegar a ser algo na vida. 

A realidade é que a excelência não é alcançável por pessoas simples. Somente os reconhecidos “doidos” conseguem chegar nela. Somente os caprichosos ou “encanados” conseguem chegar lá.

Já que ninguém está disposto a ser taxado pelos outros como “louco”, não acho que esse artigo seja muito importante para ninguém.



Sávio, filho de Deus, marido, formado em Sistemas de Informação especializando em dados, um rob em musica. Bora amadurecer e aprender juntos nossa complexa jornada da vida.